Práticas compartilhadas: planos de aula do Programa Residência Pedagógica da Universidade de Sorocaba

Authors

Tânia Cristina dos Santos Boy
Universidade de Sorocaba (Uniso)

Keywords:

plano de aula, formação docente

Synopsis

Este livro é parte integrante do cumprimento da contrapartida do Projeto Institucional da Universidade de Sorocaba – UNISO no edital 2022-2024 do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, fundação mantida pelo Ministério da Educação – MEC.

Iniciado em setembro de 2022 e encerrado em fevereiro de 2024, o Programa Residência Pedagógica funcionou na UNISO tendo em seu Projeto Institucional, três subprojetos, sendo eles: Arte, História/Letras e Pedagogia. Ainda teve, respectivamente, como docentes orientadores os professores: Elizete Aparecida de Souza Gomes, Walter Swensson Júnior, Maria Angélica Carneiro e Albertina Sarnento.

Na presente publicação nos propusemos a compartilhar com estudiosos e pesquisadores da área da licenciatura, reflexões e experiências da importante colaboração do Programa Residência Pedagógica na formação dos residentes. Desta feita, a obra contém dois artigos das professoras Tania Cristina dos Santos Boy e Daniela A. Vendramini Zanella, além dos Planos de Aula que tiveram grande êxito no cumprimento do período de Regência em que os residentes do programa executaram suas propostas nas escolas-campo. Foram os Docentes Orientadores de cada subprojeto que selecionaram os Planos de Aula, aqui compartilhados, trazendo temas bastante variados, evidenciando a riqueza das experiências vividas na execução dos módulos do programa.

Esperamos com esta publicação colaborar com as pesquisas no campo da formação de professores, revelar a importância da experiência da sala de aula bem orientada e executada com supervisão cuidadosa, além de reconhecer o valor do trabalho do professor em nosso país.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

May 12, 2025

License

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Details about this monograph

Co-publisher's ISBN-13 (24)

978-65-89550-30-3

Date of first publication (11)

2025-05-12
Hijri Calendar